quarta-feira, 9 de maio de 2012

A “Teoria dos dois mundos” defendida por Platão.


Platão foi discípulo de Sócrates e durante sua vida conheceu e se aprofundou nas teorias de dois grandes filósofos pré-socráticos, Heráclito de Éfeso e Parmênides de Eléia, os quais possuíam ideias antagônicas. Analisando Heráclito, Platão considerou corretas as percepções do mundo material e sensível, das imagens e opiniões. Chegou à conclusão que Parmênides também estava certo ao exigir que a Filosofia se afastasse desse mundo sensível, para ocupar-se do mundo verdadeiro, visível apenas ao puro pensamento.
Com base nas ideias de Sócrates, de quem Platão aproveita a noção de logos, ele cria a teoria platônica e a distinção dos mundos sensíveis e inteligíveis.
Platão afirma haver dois mundos diferentes e separados: o mundo sensível, dos fenômenos e acessível aos sentidos; e o mundo das ideias gerais (inteligível), "das essências imutáveis, que o homem atinge pela contemplação e pela depuração dos enganos dos sentidos".
Para explicar melhor sua nova teoria, Platão cria no livro VII da República o mito da Caverna, no qual imagina uma caverna onde estão os homens acorrentados desde a infância, de tal forma que não podem se voltar para a entrada e apenas enxergam uma parede ao fundo. Ali são projetadas sombras das coisas que se passam às suas costas, onde há uma fogueira.
Platão afirma que se um dos homens conseguisse se libertar e contemplar a luz do dia, os verdadeiros objetos, ao voltar à caverna e contar as descobertas aos companheiros seria dado como louco.
No mito é possível associar os homens presos à população e o homem liberto a um filósofo.
Os homens presos conhecem apenas o mundo sensível, já o liberto conheceu a verdadeira essência das coisas, conheceu o mundo das ideias.
A teoria apresentada por Platão, embora tenha deixado algumas perguntas em aberto e algumas respostas ainda hoje não totalmente compreendidas é, sem dúvida, um grande marco para a Filosofia.

Um comentário:

  1. Sobre esse assunto, entendo que Platão foi responsável pela construção de alicerces da filosofia natural ciência foi os mais importantes filos fia Platão a verdade pode ser uma propriedade do nosso pensamento e da nossa linguagem é a verdade lógica consiste ela em o nosso juízo concordar, perfeitamente, com a realidade, que ele quer reproduzir.
    Ele conhecia esta verdade lógica, que significar uma propriedade do ser.
    Descreve aqui o sentido verdadeiro que conhecemos sobre a verdade. A distinção entre um verdadeiro ser ao lado de um existente", que não é verdadeiro ser, por estar compreendido entre o ser e o não ser, domina inteiramente toda a sua Filosofia. A verdade ontológica é, porém, para ele, algo de mais primitivo, e diversa do correspondente ao dever–ser; pensador medieval, ao qual corresponde a ideia da pedra na mente divina. Platão, o existente nunca se identifica totalmente com a sua ideia.

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